BRUXARIA TRADICIONAL - O Imaginário da Iniciação



 

Temos visto inúmeros "feitiços" de indução para que interessados em magia se auto iniciem, estas orientações podem vir de livretos, podem vir de pessoas, ou mesmo da cabeça de quem se interesse pelo assunto. Pois bem, esqueçam este mundo imaginário de olho de gato, pata de coelho, língua de sapo e ferradura de cavalo!

Vamos começar pela origem, pela base familiar, esta situação regrada a uma receitinha não parece muito esotérica? Visto que a maioria das pessoas na antiguidade não escrevia, passando a idade medieval, escrever qualquer coisa tida como sagrada já era heresia e a condenação era a morte, como consta nos registros da história. Portanto, voltaremos à realidade, os ritos de iniciação aconteciam de forma natural conforme o costume familiar, o primeiro menstruar da menina, a primeira caça do rapaz, a primeira guerra, a passagem pelo rito sexual, à primeira noite solitária pela floresta, os testes de bravura, e tantos outros que possamos captar, analisando o período e os costumes de um povo.

Vamos a um exemplo bem plausível dentro de uma família de bruxos, conta se que se um dos netos lembrar de uma data específica e ele manter uma dieta ensinada por um conto e chegar primeiramente até sua matriarca antes dos outros, ele receberá uma recitação de um ensinamento e a partir disso, haverá processos espirituais que o testarão e passado isso, ai sim ele começa a praticar as outras técnicas e entender melhor a crença de sua família. Simples? Pode ser, exige controle e poder pessoal? Muito! Tem pacto com o diabo? Lógico que não! Falamos de bruxaria meu caro! O Diabo nem existe para estas crenças! Teu teste vai ser feito por um tio, por um primo mais velho, por um ancestral espiritual, por um elemental, por um guardião da família, esqueçam os contos da bruxa corcunda e o seu conjugue o Deus Chifrudo da Wicca revertido na visão cristã em Diabo, esqueçam essas invenções modernistas! Estamos falando de crença antiga!

OK, e na Bruxaria Tradicional como funciona? 

- Não havíamos dito que a Bruxaria Tradicional tem por base a Bruxaria Familiar? Entretanto, tal como existem os trotes nas faculdades, os testes das Ordens Iniciáticas, seguem por jogos para testar a perseverança, o caráter, o poder pessoal, entre outras faces do aprendiz, além dos ensinamentos hereditários tal como dito acima.


E quais seriam?
 - Não se podem dizer eis o grande mistério de se fazer parte de um grupo ocultista e não ser um auto-iniciado alias seria muito bobo pensar num sujeito recebendo instruções e solitário em sua casa fazendo esses procedimentos, isto talvez seja válido para criar votos pessoais de dedicação, mas mesmo os dedicados e estudiosos não entenderam todo o processo senão estiverem inseridos dentro de um contexto de um clã, de um coventículo, portanto não existem Bruxos Tradicionais, com propriedade de definição, sem estarem ligados a um grupo, mesmo que não seja assíduo.

Quanto à questão do pedigree, a iniciação relatada em papel, é muito comum na idade moderna, existem diversas ordens que fornecem um papel, colocam um logo, assinam e o sujeito sai feliz da vida e pode mostrar a todos o quanto é ocultista, pois bem... Isso não funciona na Bruxaria Tradicional em via de regra, pois não é costume utilizar da escrita por conta de um entendimento histórico, que qualquer estudioso sabe devido à intolerância religiosa que sempre existiu, até hoje existe dentro e fora da Europa! O máximo que teremos é um livro de registro que fica guardado pelos mais antigos e que também é mantido em segredo, isto é, se algum grupo tiver esse procedimento, visto que a maioria dos bruxos tradicionais não tem acesso ao mesmo, e passa a ser um mistério dentro da própria instituição.



Ah mas a Bruxaria Tradicional não é uma instituição! 
- Quem disse isso? Até uma família é uma instituição! Leitores estudem para entenderem os processos de organização dos indivíduos, bruxaria é um caminho sábio, se desejam seguir por ele estudem para serem pelo menos cultos.
A iniciação na Bruxaria Tradicional pode ser comprovada na área da sabedoria e no entendimento da magia, nos laços de uma irmandade, na origem de sua crença, isto mostra quem é um iniciado e não um papel ou mesmo uma declaração simploriamente.

Cordialmente,
Conselho de Bruxaria Tradicional