Lenda Maia - O Rei Jaguar - FELIZ ANO NOVO MAIA






Na lenda da antiga civilização Maia, acredita-se que enquanto o pai Sol rege o dia, o Rei Jaguar rege o mundo à noite. Ele nos deu o presente do brilho do Sol em seus olhos para iluminar a noite e guardar o mundo contra as trevas.

O poder do Rei Jaguar se extende em sua habilidade em assumir a forma fisica que ele desejar. Frequentemente o Rei Jaguar e sua tribo escolhem tomar a forma humana durante a noite já que eles rondam o mundo caçando as trevas. Só existe uma única forma humana que o Rei Jaguar não tem permissão de tomar: a forma do puro poder que lhe permitiria reinar durante o dia e durante a noite.
A única maneira para que o Rei Jaguar consiga ter a permissão de tomar esta forma final seria ganhar o coração da filha do Sol. E a cada noite enquanto ele e sua tribo combatem as trevas do mundo , ele também procura pela Filha do Sol.





  
O Jaguar:
Um majestoso animal que tem sido venerado e respeitado desde a antiguidade. Para os astecas o jaguar teve uma grande influencia e era conhecido como "O CELOTL" o qual consideravam o rei dos animais.
Na cultura maia, o jaguar era chamado de "BALAAM O CHAC" e era considerado um símbolo de opder. As pessoas que utilizavam as vestimentas de jaguar tinham autoridade na sociedade, de acordo com os códices maias, o Deus Sol se transformava em jaguar para poder viajar durante a noite pelo mundo dos mortos.




Alguns links interessantes:
El jaguar en el mundo mesoamericano:
http://www.youtube.com/watch?v=W7nM5t9R1FY&feature=related


The Jaguar. Power and divinity in Mesoamerica :
http://www.youtube.com/watch?v=gtjvbY6seOc&feature=related


TRAILER La Noche del jaguar:
http://www.youtube.com/watch?v=JRSy6xqx8BQ&feature=related


El jaguar Castigado: http://www.youtube.com/watch?v=6nmdtqjst-8&feature=related


Aztec Jaguar Dance / Danza Azteca: http://www.youtube.com/watch?v=MCEBL2vy0gk


ThunderBeat - Mayan Landing 2012 - promo mix  - (when the light beats the darkness): http://www.youtube.com/watch?v=12hfvLCEFEo


ThunderBeat: http://www.youtube.com/watch?v=iU0LKi8BWfQ&feature=related