Geoterapia & Óleos Essenciais


 
“A terra é, podemos dizer, a mãe da criatura humana (não consideremos essa afirmação dentro do aspecto místico e sim, dentro dos parâmetros científicos), dos animais e das plantas. Viemos dela e para ela voltaremos. É o agente de regeneração física, mais poderoso com a colaboração de outros elementos donde se absorve aquilo que é vital.”  J. Estevão dos Santos 


Textos:
Lenira Sant'Ana - Bióloga, Aromaterapeuta e Geoterapeuta (www.espacolady.com.br)
& Fabian Laszlo - Empresário e Aromatólogo (www.laszlo.com.br)



 
 
A argila é utilizada há séculos como um recurso poderoso no tratamento de doenças e rejuvenescimento da pele. Foi muito utilizada pelos egípcios, que a empregavam também para o preparo das múmias. Na Índia até os dias de hoje é muito empregada no tratamento de uma série de doenças. Hipócrates, médico grego considerado o "pai da medicina", frequentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la. 

Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a geoterapia, além de que a argila passou a ocupar um lugar de destaque no mercado de cosméticos por ser um produto bastante requisitado em tratamentos de beleza e na recuperação de pacientes que se submeteram as cirurgias plásticas, pois atua acelerando o processo de “cicatrização”. 

Existe na argila dezenas de diferentes minerais numa composição bastante semelhante à do corpo humano, e são justamente estes oligoelementos minerais a chave para se entender as propriedades da argila. O silício, por exemplo, o principal constituinte de todas as argilas, é importante para manter uma pele jovem, saudável, dando boa estabilidade e aparência a ela, cabelos, unhas e outros tecidos do corpo. Além disso, o silício presente nas argilas encontra-se na forma de microcristais de quartzo que em contato com a corrente elétrica da superfície da pele, através de uma propriedade conhecida como piezoeletricidade, geram sutis campos eletromagnéticos que estimulam os cristais líquidos presentes nas fibras de colágeno a melhorarem a atividade funcional das células. Isso favorece o seu metabolismo, sua cura, aumenta a vitalidade da pele e sua firmeza com aumento da síntese do colágeno. Também ativa os canais de força do corpo como os meridianos de acupuntura e os chakras. 

Derramados sobre a pele na região que se pretende curar, seus minerais (oligoelementos) são absorvidos em microproporções e passam a atuar regenerando as células, aumentando a atividade imunológica, agindo como antiinflamatórios e estimulando a drenagem linfática. 

Outro destaque das argilas reside na sua capacidade de absorção. As suas partículas são tão minúsculas, e por essa razão, a tensão de sua superfície é tão grande, que pode com facilidade absorver grande quantidade de toxinas do corpo. Além disso, os oligoelementos presentes nela, agem ativando o funcionamento metabólico das células, acordando seu sistema enzimático depurativo e levando as mesmas a jogarem para fora, através da pele, toxinas presentes no sangue e nos tecidos. Por esta mesma via estimulam e regulam o sistema imunológico, agindo positivamente em doenças inflamatórias como artrites, reumatismos e abscessos, doenças autoimunes e de pele como psoríases e dermatites. Tanto no uso interno quanto no uso externo, a argila é muito importante pelo seu efeito protetor e liberador de toxinas em vários órgãos. Seu efeito refrescante ajuda a abaixar febres quando empregada sob a forma de cataplasmas. 

Muitas vezes se nota que ao retirar o cataplasma de barro, ele tem mau cheiro. Isto indica que absorveu uma série de toxinas expelidas pelo organismo. 

A argila é um bactericida de ação tanto externa quanto interna. Se colocarmos um pouco de argila num copo de leite, irá se notar que o leite irá coalhar muito mais lentamente do que aquele que não se colocou. Também, sementes molhadas em água argilosa se conservam por muito mais tempo para germinação, sem serem atacadas por fungos. O cheiro natural característico da argila é produzido por microorganismos, e esta substância aromática possui excelentes propriedades antiinflamatórias e antiinfecciosas, eficazes no tratamento do acne. Os microorganismos benéficos presentes na argila agem comendo os micróbios patogênicos. Quanto mais intenso seu cheiro, normalmente mais antiséptica é a argila. 

O principal mineral responsável pela cor da maioria das argilas é o ferro. Ele dá os tons amarelados, verdes e vermelhos das argilas. Contudo, existe a tendência a haverem concentrações ligeiramente maiores de certos oligoelementos conforme a cor da argila, o que pode torná-las mais ou menos potentes para certos tipos de aplicações. 

A associação de argilas com óleos essenciais é perfeita, pois enquanto as argilas normalizam o pH intracelular e doam oligoelementos que agem como catalizadores de importantes reações enzimáticas nas células, os óleos funcionam como indutores e estimulantes destas enzimas e suas reações, acelerando em até 10 vezes todo este processo regenerativo e curativo. 
Formas de uso:

 

Externamente: Quando misturada com água até tomar uma consistência pastosa, as partículas da argila tornam-se maleáveis e sua absorção é muito eficaz. Deve ser aplicada localmente nas áreas afetadas até cobri-las totalmente, como no rosto, braços, ventre ou pernas. Caso utilize no rosto, um pincel pode facilitar sua aplicação. Ao adicionar óleos essenciais na argila (3 gotas para cada colher de sopa) é interessante incluir algum carreador (gel ou creme sem óleo mineral) na mesma proporção de argila/carreador (gel ou creme). 

Em uso estético, a aplicação pode ter duração de 20 a 40 minutos. Em tratamentos de saúde, é recomendado um tempo maior de 1 a 3 horas, ou até que a argila seque. Depois enxágue a região e jogue o barro usado fora, não o utilize novamente. O tratamento pode ser feito por várias semanas ou meses conforme o problema e pode ser diário para um resultado mais rápido. Certos problemas se resolvem em poucos dias de uso. Não existem contra-indicações. 

Internamente: Coloque 1 colher de chá de argila em meio copo de água ou 1 colher de sopa para um copo cheio. Mexa bem e deixe assentar os grãos mais densos por um tempo de 5-10 minutos. Toma-se somente a água argilosa em jejum. O objetivo é tratar de problemas digestivos, intestinais ou repor oligoelementos. Pessoas com cansaço intenso possuem carência no corpo de oligoelementos que ao serem repostos com a argila cinza ou verde solucionam, por exemplo, este sintoma. Argila vermelha ajuda a repor ferro tratando de anemia, e a dolomita a repor cálcio e magnésio tratando de osteoporose. 

Foram publicados no mundo pela primeira vez no ano de 2012 dois artigos científicos que confirmam o potencial cosmecêutico da argila. O primeiro realizado no Brasil1 demonstrou que em apenas 7 dias de uso de argila na pele já ocorre considerável efeito de estímulo da formação de fibras de colágeno, o que é benéfico na prevenção e tratamento de rugas e envelhecimento. O outro estudo2 da Alemanha, comprovou a eficácia da argila em tratar acne e lesões inflamadas na pele combinada com óleo de jojoba. 

INDICAÇÕES DAS ARGILAS LASZLO 


Argila Branca e Caulim

É mais suave e indicada para peles sensíveis e delicadas. Absorve a oleosidade sem desidratar, promovendo uma leve esfoliação e a queratinização. É muito indicada para clarear a pele e ajudar na cicatrização. Útil em eczemas, dermatites, manchas e rachaduras de pele. A variedade caulim é a mais delicada dentre as brancas, especial para peles muito secas e ásperas. Rica em alumínio, além de antisséptica, é calmante da pele e dos nervos e músculos tensos. 

Argila Verde
Por ser rica em cobre, possui ação antiinflamatória benéfica na acne, furúnculos e abscessos. Também possui cromo e magnésio que melhoram a atividade energética das células, vitalizando-as e acelerando os processos depurativos e desintoxicantes. Altamente purificadora, possui forte capacidade de absorção de toxinas e oleosidade. Possui pH neutro. 

Argila Dourada (amarela) 

Estimula a circulação, devido ao seu teor de ferro e potássio. Contribui na queima de gordura localizada, visando a redução de medidas. Absorvente de odores e fluidos corporais. Laxativa, recomenda-se usar em pessoas que fazem ou começam a fazer dieta e em compressas na barriga em quem sofre de prisão de ventre. 

Argila Bege (amarela clara) 

Associação natural das qualidades da argila caulim com a argila dourada. Clareia a pele, estimula a circulação e devolve seu brilho natural. 

Argila Preta (lama negra, vulcânica) 

Rica em titânio, é uma argila tonificante, que ajuda a devolver a firmeza natural da pele prevenindo e tratando de rugas. Também é rica em enxofre, eficiente no tratamento de acne, abcessos e furúnculos. O fósforo a torna uma argila revitalizante e energizante do corpo. 

Argila Vermelha 

A argila mais rica em ferro. Estimula a circulação e o metabolismo, revitalizando a pele fria, seca e sem cor, doando elasticidade e brilho. Desintoxicante, muito indicada em tratamentos de gordura localizada e emagrecimento. Útil contra anemia e como tonificante das veias, indicada no tratamento de couperose (rosácea). 

Argila Rosa 

Une o efeito tonificante da argila vermelha, com o toque delicado da argila branca, sendo muito boa para peles secas e sem vida. Auxilia no tratamento de rosácea (microvasinhos que deixam a pele avermelhada). Seu teor de manganês além de contribuir na síntese de colágeno, também lhe confere propriedades antialérgicas. 

Argila Roxa 

Argila rica em ferro e cobalto. O cobalto lhe confere potencial vasodilatador, tendo potencial especial para uso em problemas circulatórios como varizes, má circulação e inchaços (edemas). Além disso é revitalizante do corpo e equilibrador de cãibras, espasmos e tremores. 

Argila Cinza 

Como a argila preta, também contém titânio e enxofre, sendo também antiiflamatória. Possui grande variedade de minerais para reposição de oligoelementos, melhorando o funcionamento natural das células e agilizando o processo curativo. 

Argila Marrom 

Rica em ferro, aumenta a oxigenação celular e promove aumento da elasticidade da pele, atuando em flacidez cutânea. Indicada também para casos de reumatismo, artrite, bursite, e outras inflamações. 

Dolomita 

Carbonato de magnésio e cálcio, indicado no tratamento de osteoporose, descalcificação óssea, artrites, reumatismos, artrose e problemas inflamatórios e de pele em geral. Alcalinizante. Ajuda a manter a hidratação natural da pele. 

Cristal de Quartzo 

Excelente para massagem esfoliante, como energizante e estimulante da circulação de energia pelos meridianos de acupuntura e chakras devido à piezoeletricidade dos microcristais de quartzo. Fonte de silício, estimula a formação de colágeno, devolvendo tonicidade e firmeza para a pele com rugas. 



Maiores informações e inscrições nos cursos em
www.ibraromatologia.com.br


Tweet