E se você comesse um pedaço de ?

“Seria ruim”, antecipa Mark Hammergren, astrônomo do Planetário Adler, em Chicago, começando com a sua tentativa de colher um pedaço da anã branca. Mesmo que as anãs brancas sejam estrelas bastante comuns em todo o universo, a mais próxima está a 8,6 anos-luz de distância. Vamos supor, porém, que você gaste 8,6 anos em uma nave na velocidade da luz e que a radiação e o calor que emana da estrela não o tenha matado.




Anãs brancas são estrelas extremamente densas, e sua gravidade na superfície é cerca de 100 mil vezes mais forte que a da Terra. “Você teria que obter a sua amostra, o que seria muito difícil de conquistar, sem cair sobre a estrela e ficar achatado em um plasma”, diz Hammergren. “E mesmo assim, a alta pressão faria com que os átomos de hidrogênio em seu corpo se fundissem em hélio.” (Este tipo de reação, a propósito, é o que aciona uma bomba de hidrogênio.)
Então você tem que se preocupar com o armazenamento. Liberar a amostra de seu ambiente superdenso a trazendo para o ambiente da Terra com uma pressão  relativamente baixa faria com que ela se expandisse de forma explosiva, sem uma contenção adequada. Mas se a amostra não explodisse na sua cara ou vaporizasse seu rosto, já que a temperatura do material varia entre 5.500°C a 55.500°C - e você de alguma forma levasse para a mesa de sua cozinha, você se depararia com outro grande problema: Uma única colher de chá da estrela pesaria 5 toneladas.
“Você poderia colocar o material na sua boca e ele cairia livremente em seu corpo, esculpindo um canal em seu intestino e saindo através de suas regiões íntimas. Ele cairia e escavaria um buraco até o centro da Terra”, diz Hammergren. “No entanto, o pedaço da anã branca não seria denso o bastante para criar um campo gravitacional poderoso o suficiente a ponto de te dilacerar de dentro pra fora”.
Todo esse trabalho, infelizmente, não valeria muito a pena. Anãs brancas não são o alimento mais gostoso do universo, já que são compostas basicamente de hélio ou carbono, o que daria a sua colher de um chá um gosto inexistente de hélio ou um sabor semelhante ao carvão.
Mas se você mesmo quer sentir o gosto de uma estrela, talvez não tenha que viajar 8,6 anos-luz, já que sua geladeira está repleta desses elementos. Na verdade, todos os elementos que compõem nossos corpos e tudo o que forma o nosso mundo foi criado a partir do núcleo de estrelas que explodiram ao longo de bilhões de anos. Ou seja, tudo o que você come já fez parte de uma estrela. [PopSci]

O post E se você comesse um pedaço de uma estrela anã branca? apareceu primeiro em Mistérios do Mundo.