A religião que se espalhou através de uma brincadeira

O espiritualismo abraça a ideia de que os vivos podem falar com os mortos. Tal ideia foi mencionada na Bíblia, fazendo com que fosse possível sua coexistência com o catolicismo. Na Europa, eram comuns os médiuns, antes mesmo que o espiritualismo chegasse aos Estados Unidos; mas quando chegou, curiosamente, foi em forma de uma série de brincadeiras de mau gosto.

A popularidade do espiritualismo explodiu com as demonstrações de um trio de irmãs. Maggie, Kate e Leah Fox. Entretanto, ninguém deu importância ao fato de que a primeira demonstração do trio foi realizada na tarde de 1º de abril de 1848. Na ocasião, Maggie e Kate levaram um vizinho até sua casa, onde demonstraram sua habilidade de interagir com um suposto espírito que estava batendo nas paredes e no piso da casa em resposta às suas perguntas e solicitações. Toda a cena era acompanhada pela mãe das garotas, que curiosamente não achava estranho que suas filhas não estavam assustadas com a situação.
Desde então, as histórias sobre as garotas são muitas. Elas se mudaram para Rochester, Nova Iorque, e se juntaram a sua irmã mais velha, Leah. Tudo poderia ter terminado por alí, mas elas foram para Finger Lakes, berço da religião Mórmon, e, mais tarde, do Adventismo do Sétimo Dia. Fenômenos religiosos e paranormais eram de grande interesse na área, e a chegada das garotas que já haviam mudado a mente de muitos céticos colocou mais lenha na fogueira.
Uma vez que as três irmãs convenceram os líderes da cidade de Rochester de que conseguiam realmente falar com os mortos, rumaram para a cidade de Nova Iorque, onde criaram a sua sala de sessões no Barnum Hotel. As notícias sobre suas habilidades se espalharam, e todos queriam vê-las.
Tempos depois, o trio seguiu caminhos diferentes. Maggie casou-se, desistiu da prática do espiritualismo e converteu-se ao catolicismo. Leah continuou com os atos em Nova Iorque, e Kate casou-se com um espírita e continuou seus trabalhos em outros lugares.
A grande bomba estourou quando Maggie revelou publicamente que suas apresentações eram grandes fraudes. Ela não somente confessou, mas mostrou ao mundo como os truques eram feitos.
O espiritualismo não morreu lá, mesmo com Maggie assumindo a farsa. A primeira casa das irmãs foi abadonada e se transformou em uma espécie de casa mal assombrada. Entretanto, crianças da vizinhança tiveram a coragem de invadir a casa para descobrir o que havia lá dentro, e encontraram um esqueleto selado nas paredes. Para os seguidores do espiritualismo, tal esqueleto deveria pertencer ao espírito com o qual as irmãs se comunicavam no começo da história, e então tudo poderia realmente ser verdade. Para muitos, a confissão de Maggie foi apenas uma tentativa de tirar a atenção das irmãs, visto que ela não mais praticava o espiritualismo. [KnowledgeNuts]

Leia mais em Misterios do Mundo